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O PROJETO IMPOSSÍVEL

Hoje é o prazo final para entregar aquele projeto, que no começo era empolgante e desafiador, e agora parece uma catástrofe. E você descobriu
que, para cumprir os requisitos, ainda precisa de algumas tabelas e campos novos no modelo de dados, alterar uma porção de telas, corrigir uma série de bugs e escrever algumas páginas de documentação. Para piorar, há alguns módulos no projeto que ainda não foram testados. O que fazer?
Não sei. Não há uma solução fácil. Não importa o que você faça, você terá problemas. Mas sei o que não fazer:

1. Não engane o cliente. Seja honesto a respeito do que você tem, do que pode entregar e de quando entregará o restante. Se você tentar enganá-lo não vai conseguir por muito tempo e, além de atrasar o projeto, vai arcar com o ônus de mentiroso. As pessoas ainda respeitam e admiram a honestidade.

2. Não entregue sem testar e revisar. O risco é muito alto. Na melhor das hipóteses seu cliente vai descobrir os pequenos bugs e reportá-los a você. Mas pode acontecer de ele perder dados importantes. Já que vai atrasar, pelo menos entregue bem feito.

3. Não trabalhe durante as madrugadas. Cuidado com o overtime! Estamos falando de seu trabalho, não de toda a sua vida. Sua família ainda precisa de você. Um amigo, após algumas noites trabalhando, estava criando uma rotina de atualização e esqueceu da cláusula WHERE numa instrução SQL, no servidor de produção. Ficou: UPDATE FUNCIONARIO SET DATAATUALIZACAO=GETDATE(). Perdeu em um minuto todas as datas de atualização (ainda bem que não era um DELETE).

4. Não se desespere. Tive um chefe na Microsiga que dizia: "Nossa maior virtude aqui é que não temos medo de problemas - gostamos de resolvê-los. Quanto mais difíceis melhor." É impressionante como os clientes respeitam essa atitude. Sua confiança em uma solução é muito importante. Imagine-se perdido na selva ouvindo do seu guia: Socorro! Vamos todos morrer! É assim que seu cliente se sente quando, depois de tanto investimento, tempo e promessas você demonstra seu desespero. Confiança, cabeça erguida!

5. Não pense que o próximo projeto vai ser melhor. Uma das melhores definições de loucura que conheço é: fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Aproveite a situação para aprender. Não espere que na próxima seja melhor, faça melhor!

Para completar, seguem As Sete Regras do Élcio para Desenvolver Bem:

1. Risque duas vezes, serre uma. O verdadeiro sucesso de um projeto é garantido por três coisas: planejamento, planejamento e planejamento.

2. Siga um metodologia formal. O que faz um soldado continuar avançando, quando está no meio de uma guerra com balas assobiando sobre sua cabeça? Ele foi treinado, segue instruções e não precisa parar para pensar no que fazer, porque conhece muito bem as instruções. Não importa se gosta de um processo rigoroso como o RUP ou prefere algo mais prático como a XP. Tenha um passo-a-passo que lhe diga o que fazer em seguida.

3. Mais uma vez: nada de sobrecarga. Cuidado com o overtime! Ao planejar, ofereça prazos que possam ser cumpridos com oito horas de trabalho por dia. Mantenha-se vivo.

4. Busque pela ajuda necessária. Se nunca estudou design, tenha um webdesigner. Se nunca estudou modelagem de dados, tenha um DBA. Você talvez tenha que abrir mão de um pouco de dinheiro no fim do projeto, mas vai se livrar de muitas dores de cabeça e garantir outros projetos. Certeza: no final, o lucro é maior.

5. Não teste você mesmo. Não seja idiota! Isso não funciona. Você precisa de um outro par de olhos para descobrir os problemas. Bons testadores são baratos e úteis demais para que você não contrate um.

6. Comece. Aproveite cada dia, suas oito horas, para não precisar perder madrugadas. Quantas vezes eu vi gente perdendo dias arrumando a mesa, configurando a máquina, instalando a versão mais nova do seu IDE predileto, criando as pastas do projeto, revisando a documentação de requisitos, aprendendo uma nova tecnologia para ver se dá para usar nesse projeto. Trabalhe homem!

7. Mantenha seu cliente informado de atrasos e eventuais problemas. Não deixe para contar a ele no dia da entrega que precisa de mais duas semanas.

Boa sorte!



ELCIO FERREIRA
24, Diretor de tecnologia da Atípico (saiba mais em seu site pessoal)

Coluna Development de 01/06/2003

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